De saida
QblogZ está de férias.
Finalmente.
Volto daqui uns 15 dias.
Adios!
;)
:)
Fui!
Q
Uma brasileira aprendendo "le savoir vivre" em Montreal, Canada.
Não há como negar que uma ponte famosa confere um charme adicional à uma grande cidade. Basta pensar na "Golden Gate" de São Franciso, na "Brooklyn Bridge" de Nova York, na "Tower Bridge" de Londres ou, por que não, na "Ponte Rio-Niteroi" da cidade maravilhosa. :)
Nunca fui de usar muita maquiagem. No Brasil caprichava para as ocasioes especiais mas no dia, dia um batonzinho costumava ser suficiente.:)
Hoje é meu aniversário de casamento! :) Há três anos Joey e eu nos tornamos um. Muito louco como o tempo passa rápido e apesar de tanta coisa ter acontecido nesse periodo parece que foi ontem que tudo começou. Eu posso ficar horas aqui dizendo o quanto ele me faz feliz mas vou deixar assim... subentendido. ;)
Nessa época do ano, não são apenas as botas que devem ser quentinhas não. O casaco também tem que ser especial para aguentar o frio canadense. Jaqueta de couro? Casaco trazido do Brasil? So uso no outono ou na primavera. Durante o inverno o negocio é dar preferencia à um casacão comprado por aqui mesmo.
Esqueça aquele lindo par de botas de couro que você comprou para "fazer um estilo" durante o inverno brasileiro. Aqui no inverno canadense não dá nem para pensar em sair na rua de bota de salto alto e bico fino. Para aguentar o frio e a neve a gente precisa mesmo é de se equipar com botas pesadas, impermeáveis, de sola grossa e forro quente. Esqueça a elegância. O negocio é manter os pés quentinhos e as meias secas.
Já ouviram o CD novo do U2? :) MUITO BOM!
Chega a ser até uma vergonha mas eu conheço pouquissimo da cultura pop quebequense. Aqui em casa a gente assiste TV em ingles o tempo todo e eu raramente paro para prestar atenção nas personalidades locais. So conheço as muito obvias. Apesar de ouvir as radios em francês e de até ser capaz de cantarolar algumas musicas, seria incapaz de ligar a voz de algum cantor local a uma foto por exemplo. Costumo sempre dizer em tom de piada que posso cruzar com alguma celebridade quebequense diariamente sem nem ao menos me dar conta.
Bolo de cenoura costuma ser unanimidade. Seja lá ou aqui é so falar nele que todo mundo já fica com água na boca. O detalhe é que o bolo de cenoura daqui é bem diferente do bolo de cenoura lá do Brasil. Ele não é amerelinho como o nosso e nem tem cobertura de chocolate, pode? Não vou dizer que é ruim mas... também não é tão bom assim( que saudades do Lulu Santos). É claro que eu prefiro muito mais o nosso.:)
Como estamos sempre tentando manerar para não engordar (mais ainda)aqui em casa, acabo fazendo bolos ou outras guloseimas muito raramente. Mas deve ter sido esse tempinho feio misturado com a saudade que me deu do Brasil que me fez ir para a cozinha e assar um bolo de cenoura esse fim de semana. Já tinha quase me esquecido de como ele é bom! :) Por conta disso devo anunciar que eu estou fazendo a dieta do bolo de cenoura: so como bolo de cenoura desde de domingo!! :)
Acredito que quinta- feira tenha o melhor horario nobre da TV norte- americana. Parece que cada rede reserva o seu melhor programa ( ou pelo menos o seu programa mais comercial) para a noite de quinta e a briga pela audiência é sempre acirrada. Até a temporada passada eu não tinha duvida: quinta era dia de assistir episodio novo de Friends. Mas como todo mundo já sabe, o seriado acabou em maio. :( Desde então tenho acompanhado um pouquinho de tudo: The Apprentice, Survivor, Joey... Tudo muito interessante mas não me entusiasmo muito com nenhum deles. :(
O mês de novembro é realmente dificil de aguentar. O frio chega de vez, os dias são super curtos, bate aquele cansaço acumulado do semestre, não há nem um feriadinho para dar um alivio e a gente simplesmente não vê a hora de sair de férias...
Sabe aquele episodio do Friends em que o Ross e a Rachel fazem uma lista das cinco celebridades com quem eles estariam autorizados a sair caso a oportunidade aparecesse? Pois é... O John Mayer seria o numero 1 na minha lista. Ele nem é tão lindão assim mas eu sou apaixonada pela musica dele!
SAQ (Societé de l'Alcool du Quebec)é a corporação do governo quebequense responsável pela distribuição e venda de bebidas alcoolicas aqui da provincia. Ouvi dizer que é a empresa que mais lucrou nos ultimos anos em Quebec. Deve ser mesmo... As lojas estão sempre lotadas e nós também passamos por lá com uma certa frequencia. Dá para encontrar de tudo: vinho, espumante, cerveja, vodka, licor, porto... Já vi até cachaça. :)
Como é bom saber que chegou o fim de semana! Hoje eu adiantei uns trabalhos na faculdade, fiz aquela faxina no apartamento, já bati um papo com a minha mãe lá no Brasil, já fomos ao super mercado para reabastacer a geladeira, enfim, coloquei tudo em dia. Que venham o sábado e o domingo. :) Vamos aproveitar porque logo, logo já é segunda- feira. :(
Estava ouvindo Chico Buarque esta manhã quando me bateu uma saudade absurda da minha irmã.
Depois de vencer a preguiça, depois de sofrer para entrar na água (sim, porque apesar de a piscina ser indoors e ser aquecida é necessário muita força de vontade para tirar a roupa e pular na água com esse frio danado que já está fazendo) e depois de 55 minutos de hidroginástica... chega a hora da recompensa:
O filme Cidade de Deus passou na T.V.daqui ontem à noite. Pegamos assim meio por acaso...
1- Hoquei- É a paixão nacional. O nome do time local é Canadiens de Montréal mas tem o apelido carinhoso de Habs (go! habs! go!). O time foi fundado em 1909 e foi campeão 24 vezes entre 1926 e 1993. Eu aprendi a gostar de hoquei aqui em casa mesmo e fico até empolgadinha quando chega a época das finais. Confesso que depois de várias tentativas frustradas de patinar no gelo passei a admirar mais tal esporte. Afinal de contas patinar (de frente e de costas), driblar o adversario, controlar o puk e ainda por cima ter que marcar gols não para qualquer um não! ;) Gosto também de ver o maridão jogar de vez em quando. Eu o ensinei a beijar o dedo da aliança toda vez que faz um gol no melhor estilo jogador de futebol brasileiro! Haha!! Os Habs costumam jogar lá no Bell Centre e esse pode ser um otimo programa para quem quer conhecer um pouco mais do espirito canadense mas esse ano pelo jeito não vai ter campeonato não. Estão todos em greve.
2- O time de futebol americano da cidade se chama Montreal Alouettes. Eles fazem parte da liga canadense de futebol americano que, aparentemente, possui algumas diferenças em relação ao futebol jogado nos EUA. Na verdade, para alguém que, como eu, entende pouco do assunto parece tudo a mesma coisa. Os Alouettes foram campeoes da liga no ano em que eu me mudei para cá. Um belo dia estava eu andando pelo centro da cidade quando vi, mesmo sem saber do que se tratava, a parada da vitoria dos jogadores pelas ruas da cidade. O time joga no estádio Molson ao lado da universidade Mc Gill mas eu ainda nunca fui até lá assistir uma partida. Quem sabe ano que vem... Para ser sincera, já estivemos nesse estádio uma vez em 2003 para assistir um jogo amistoso de futebol profissional feminino (soccer). Canada 2 X Brasil 1 :( mas isso é assunto para um outro post.
3- Beisebol. Eu nunca joguei beisebol, nunca assisti beisebol, nunca me interessei por beisebol... Até o dia em que os Expos de Montreal fizeram as malas e se mudaram daqui devido a problemas financeiros. O time que costumava jogar no estádio olimpico desde 1977 fez as malas e se mudou para Washigton D.C nos EUA. Eu que costumava sempre o ver os torcedores chegando em dia do jogo fiquei triste com a noticia.
Olha sö o que a Oral B nos mandou de presente essa semana!! :) :)
Lembro-me como se fosse ontem da primeira vez que fui ao cinema para ver um filme "de verdade". Foi para assistir E.T do Steven Spielberg. A minha irmã de tão pequenininha precisou sentar no colo do meu pai enquanto ele lia a legenda para ela. Virou uma daquelas coisas que ficam marcadas na memoria e a gente simplesmente nunca esquece, sabe? Até hoje eu choro quando vejo o filme. :)
Adivinha quem chegou???
A noite de sábado foi de frio e chuva em Montreal. Aproveitamos para assistir um filminho aqui em casa mesmo. Minha vez de escolher o filme. :)
Estamos de volta às aulas de hidroginástica. Que falta danada que eu sinto de estar perto da água! Se por aqui não dá para furar umas ondas pelo menos eu me divirto com o trampolim. ;)
Eu que costumo passar longe de filme de luta e admito não ser muito fã de Quentin Tarantino devo confessar que fui ao cinema bem contrariada esse sábado.
As particularidades de cada estação do ano é um assunto sobre o qual quase todo mundo gosta muito de falar por aqui. Cada vez que mudamos de estação é a mesma historia: todo mundo fica falando sobre os pros e os contras, onde ir e o que fazer durante a estação que se inicia. Nesses quase três anos em Montreal notei que a opinião geral não varia muito e venho por meio desse post engrossar o coro que diz:

Agora que eu já ouvi o CD dos Tribalistas até não aguentar mais, voltei ao CD 'As Cidades' do Chico Buarque. Sempre que posso vou lá na Rádio Terra escuta-lo mais uma vez. Amo viajar pelas letras desse Chico (e quem não gosta?). Gosto particularmente das musicas que ele dedica aos nomes de mulheres: Carolina, Cecilia, Beatriz, Ligia etc. Remotas são as chances de um dia ouvir uma musica com o meu nome mas enquanto eu espero deixo aqui a letra de Iracema.
- Em homenagem ao espirito esportivo do meu dignissimo marido deixo aqui regsitrada a vitoria do Canada sobre a Finlandia na final da copa do mundo de hoquei no gelo. Lembre-se que o hoquei está para o Canadá assim como o futebol está para o Brasil. Quem se lembra que a performance nos jogos olimpicos nao foi lá essas coisas...
Para compesar a tristeza coletiva que bate com o fim do verão norte americano as redes de TV sempre prometem boas novidades para a nova temporada dos sitcoms (situation comedies). O seriado Friends, por exemplo, acabou na primavera passada mas o personagem de Matt Le Blanc ainda vive. Quinta- feira foi o dia da estréia do seriado Joey e sabe que ele até que não é ruim? Eu gostei! :) Joey se mudou para Los Angeles e está tentando a carreira de ator por lá. Agora ele vai dividir um apartamento com o seu sobrinho que, negando a raça dos Tribbiani, é super inteligente e até um pouco nerd. O primeiro episodio foi bom. Agora vamos ver se eles vão conseguir manter as piadas e o enredo interessantes...
Esses dias ouvi uma frase interessante que me fez pensar muito. "O melhor presente que um pai pode dar aos seus filhos é a amar a mãe deles". É claro que o inverso também se aplica mas achei o pensamento simples, vedadeiro e muito profundo. Me fez refletir sobre várias coisas.
Minhas aulas recomeçam em menos de duas semanas e acho que eu estou mais branca do que estava no fim do inverno. Foram poucos dias de sol de verdade. Choveu (e ainda tem chovido) muito e claro que nos dias mais bonitos da estação eu estava presa no consultorio trabalhando. :(
Sempre mantive uma lista mental das coisas que eu gostaria de poder fazer um dia. Pequenas fantasias que por falta de tempo ou de oportunidade sempre acabam ficando para mais tarde, para um dia quem sabe. Acho que todo mundo tem uma lista dessas, né? Felizmente eu já fiz muitas coisas legais na minha vida mas ainda espero poder nadar com golfinhos, voltar a tocar piano, aprender italiano, viajar pela Europa, dançar um tango, aprender a esquiar, fazer aula de canto entre outras coisas.

Extra! Extra!


