Thursday, September 29, 2005

Seu diploma no Quebec


Sempre recebo e-mails de pessoas interessadas em saber como é o mercado de trabalho nessa ou naquela área aqui em Quebec.

Infelizmente não dá para ajudar todo mundo mas para aqueles que, assim como eu, exerciam uma profissão chamada "liberal" no Brasil, o processo de equivalência é mais complicado, mais caro e mais demorado quando comparado à outras áreas.

Geralmente o exercicio de tais profissoes é controlado por uma ordem profissional. Assim sendo, não basta ter o diploma reconhecido. Tem que ser membro da ordem. O reconhecimento do diploma não é dificil de conseguir desde que você traga todos os seus documentos traduzidos e devidamente juramentados.

É o governo de Quebec quem emite um atestado dizendo que no seu pais você tem tantos anos de escolaridade e que isso corresponde à esse ou àquele titulo aqui. Clique aqui para mais informaçoes sobre esse atestado.

Com esse documento em mãos, você tem que entrar em contato com a sua ordem profissional para começar o processo de equivalencia.Aqui vai o link para um site com a lista de algumas ordens profissionais do Quebec.

Ah... Você vai precisar também de muita paciência e perseverança. :)

7 comments:

Mirella Matthiesen (mikix) said...

Muito legal esse post, o pessoal sempre me pergunta os links e nunca sei onde encontrar.
bjsobs: eu também estou feliz de mudar de ares... vc me entendeu desde o principio...

Luciana said...

Eu fiz Pedagogia e nem sei por onde começar! srsrrsrs
Ou se vou querer ser prof aí...
Tenho muitas barreiras antes disso!
Beijocas
Faltam quase 4 dias!!
Afe meu coração ta na boca!

Luciana said...

Olha eu de novo aqui...rsrrs
Qual é o bairro q vc mora?

Quem sabe é perto do meu!

Anonymous said...

Meu marido ta nessa de validacao... Quero so ver ate aonde ele vai aguentar. Ele e engenheiro, vamos ver no que vai dar.
Bjs.

Flávia said...

Queila,
Que ótimo seu post ! Um monte de gente me acha no Orkut e me pergunta isso, mas eu nunca sei os links. Nada como um contato eficiente !
Beijinho.

Anonymous said...

Queila, meu nome é Ana Paula e antes de qq coisa, vou te jogar confetes... seu blog é muito bom (mostra tudo sobre Montreal: desde as mudanças das estações, as curiosidades locais, as atrações culturais) enfim, achei bem amplo e informativo. PARABÉNS!!!
Agora eu queria saber uma coisa: vi que vc fez odonto aqui no Brasil né? Pelo que entendi vc fez faculdade de odonto aí de novo e queria saber se foi pq a equivalência é muito difícil... Vi as informações sobre equivalência e tb fui a uma palestra de imigração e o canadense disse que fazendo uma pós na minha àrea fica mais fácil conseguir exercer a profissão aí pq eu faria contatos e seria mais fácil passar na prova, mas queria saber quais foram as suas dificuldades pq como vc, tb sou profissional liberal (sou advogada) acho que posso ter uma idéia melhor. A impressão que tenho é que seria bem trabalhoso e demorado, mas não tenho real noção do quanto, podes me contar suas dificuldades? Ah pretendo imigrar em 2007, até lá estou me preparando...
PS: Vi que vc quer estudar italiano, eu faço aula faz uns seis meses... é show de bola : )
Vou deixar meu e-mail: anaganzaroli@gmail.com, Qdo puder me escreve ok? Bacio ragazza! Ana

Anonymous said...

Ola, desejo primeiramente muitas felicidades para voces estamos no inicio da decisão de ira para o Quebec,gostaria de saber se a equivalencia do diploma pode ser feita daqui do brasil?

um grande abraço

debaal@uol.com.br.