Friday, January 30, 2004

My big, fat, Canadian wedding



Sábado passado fomos ao casamento de nossos amigos (e agora vizinhos) Stephan e Stephanie. Sempre amei poder compartilhar o grande dia com os noivos mas acho super estranho o cronograma de uma festa de casamento por aqui.

Para começar, a cerimônia é geralmente marcada para o inicinho da tarde tipo 13h00 ou 14h00 e todo mundo acha super normal. No Brasil tem muita gente que iria perder a hora por não conseguir levantar "tão cedo" em pleno sábado. :)

Depois da cerimônia os noivos vão para alguma locação que pode ser algo como o Jardim Botânico ou o centro velho de Montreal para tirar fotos por algumas horas. Enquanto isso os convidados estão oficialmente dispensados até a hora do jantar. Dá até para ir para casa tirar um cochilo se você quiser.

Mais tarde os convidados se encontram novamente com os noivos em uma sala de recepção. O mais engraçado é que se os noivos não quiserem (ou não estiverem em condição) eles não convidam todos para o jantar. Convidam só a familia e os amigos mais chegados. Os outros convidados vão chegando mais tarde quando o jantar já foi servido e a pista de dança está começando a esquentar. Não sei se o ritual é o mesmo no Canadá inteiro mas foi desse jeito em todos os casamentos que eu fui aqui em Quebec.

No Brasil já é um escandalo quando alguem é convidado só para a cerimônia e não para a festa imagine ser convidado para a festa mas não para comer!
E quando conto por aqui que um casamento lá no Brasil geralmente não começa antes das 18h00 fica todo mundo horrorizado: "Mas onde vocês vão tirar as fotos? Dá tempo de fazer tudo? A gente espera a vida inteira pelo dia do casamento para o dia ser assim tão curtinho! Não deve ter a menor graça". Aí eu faço aquela cara de paisagem de quem não tem uma resposta muito convincente para dar...

No comments: