Wednesday, January 14, 2004

Os expatriados



A edição 642 da International Press publicou uma reportagem sobre a vida dos brasileiros vivendo no exterior. Há vários depoimentos interessantes sobre as vantagens e as desvantagens, as alegrias e as tristezas de se viver fora do Brasil. Para ler clique aqui.

Sair do Brasil foi uma decisão muito fácil para mim. Me apaixonei e vim. :) O coração mandou e eu obedeci. Mas quando a gente pega o avião e deixa tudo para trás não faz ideia do tamanho da mudança que está fazendo. E eu não estou falando só de geografia ou de qualidade de vida. Estou falando de identidade!

Quando estou aqui me sinto muito brasileira e quase sempre estou falando do Brasil com as pessoas com quem me relaciono. Quando estou no Brasil me sinto um pouco canadense e o fenômeno se inverte. A verdade é que eu não me sinto completamente em casa nem aqui nem lá. Acho que parei no meio do caminho. Não sei se serei capaz de morar aqui para sempre mas também não sei se gostaria de voltar a morar no Brasil. Confuso, né? Será que todo mundo que mora fora do Brasil sente isso também?

No comments: