Wednesday, January 21, 2004

La rentrée



Sempre gostei de ir à escola. Me lembro de que quando estava no primário costumava esperar anciosamente pelo retorno das férias. A antecipação era tanta que chegava até a perder o apetite. Infelizmente já vai longe o tempo em que algo assim me fazia perder o apetite ao invés de aumentá-lo. E como eu gostava de ir à papelaria com os meus pais para comprar os ítens da famosa lista de material! Eles se desesperavam com a quantidade e os preços mas eu ficava fascinada com todos os meu kits de canetinhas, purpurinas, cadernos de ortografia e vários tipos de réguas.

Aí vieram os anos do ginásio e do colegial (será que essa 'nomenclatura' ainda existe??) e a excitação com a volta às aulas foi diminuindo. O legal não era mais ir á escola mas, sim, estar de férias. E não sei por que mas a minha lista de material não incluía mais o giz de cera ou a tinta guache. Foi tudo ficando bem menos colorido e muito mais sério e pesado...

Confesso que alguns anos mais tarde voltei a sentir uma grande excitação ao começar na faculdade. Mal podia acreditar que estivesse entrando finalmente para o mundo dos universitários, o mundo dos adultos (pelo menos eu achava que era) e até me peguei contando os dias para poder virar "bixo". Foram cinco anos "enjaulada", a excitação se transformou em agonia e eu já não via a hora de sair de lá. Eu me formei, o tempo passou mas cá estou eu novamente: pronta para começar mais um semestre letivo. Ainda estou na dúvida se devo ficar feliz ou triste, excitada ou deprimida. Pelo menos eu ainda posso "brincar de massinha" durante as aulas...

Às vezes acho que , de alguma forma, ainda sou um pouco aquela menina do primário. Ainda gosto de estudar e fico toda contente quando recebo um elogio da professora mas com a diferença de que agora conto os dias para poder trabalhar como gente grande.

No comments: