Friday, December 19, 2003

Je me souviens


Fui ao cabelereiro ontem (por que afinal de contas quero chegar ajeitadinha no Brasil) e peguei uma revista para ler. No meio de tantas imagens de modelos anoréxicas e propagandas de produtos que nunca vou comprar, encontrei uma reportagem que me chamou atenção. Ela dizia que Quebec pode ser considerada a provincia mais 'canadense' do país. "Como assim?", pensei. "Logo Quebec que parece ir sempre contra tudo o que as outras provincias fazem ou decidem?".

Mas não é que faz sentido? Às vezes tem-se a impressao que o Canada faz um esforço danado para se livrar da reputação de simples "bons vizinhos do Estados Unidos" e ganhar um pouco mais de identidade mas ao mesmo tempo o país vai se tornando mais e mais "americanizado". Quebec vai no contra-fluxo e se debate para preservar a sua língua, sua cultura e sua identidade. Eu que no início tinha uma certa implicância com essa atitude passei a entende-la melhor e me identificar com esse lugar de personalidade tão forte. E é por isso que eu acho que vou QUASE sentir falta daqui durante as proximas semanas!



No comments: