Viver em Quebec

Sempre recebo
e-mails de pessoas interessadas em imigrar para Quebec. É claro que é muito dificil ter tempo de escrever para todo mundo mas até que eu tento. No entanto, com o passar do tempo me dei conta de que acabo sempre respondo ao mesmo tipo de perguntas.
Assim sendo, resolvi publicar uma resposta aqui mesmo no blog para que todo mundo possa saber, de uma vez por todas, o que eu penso sobre o assunto. ;)
Por favor queira notar que o que eu digo abaixo não é verdade absoluta. É apenas a minha opinião. Cada pessoa vive a experiencia da imigração diferentemente e forma suas proprias opinioes.
Quebec é realmente um lugar muito especial para se viver! Se alguém tem o sonho e a possibilidade de vir, o meu conselho é seguir em frente. A qualidadede vida é verdadeiramente incomparável.
Eu acredito que os maiores beneficiários de uma mudança como essa sejam os filhos. Eu ainda não tenho filhos mas parte da decisão de me mudar para cá foi a possibilidade de criar os meus futuros filhos (...bem futuros por enquanto) com um pouco mais de calma e sossego. Para uma familia que imigra junta, os pais são os que sofrem mais: saudades de casa, dificuldades com a lingua, adaptação e emprego. As crianças se adpatam mais facilmente e se sentem em casa muito mais rápido. A mudança é um sacrificio que os pais fazem pelos filhos. Especialmente nos primeiros anos.
Estejam bem cientes, no entanto, que vir morar no Quebec não é exatamente vir morar no Canadá. Me explico: a politica, a lingua, a mentalidade, a cultura, a historia são alguns dos fatores que fazem de Quebec uma provincia totalmente diferenciada. Os quebequenses muitas vezes não gostam nem ao mesmo de serem chamados de canadenses! Eu vivo muito bem com isso agora mas quando cheguei foi um choque. Afinal de contas, eu pensava que estava me mudando para o Canadá mas o Quebec é praticamente um outro pais dentro do Canadá e é bem diferente da idéia que geralmente temos da América do Norte.
O primeiro passo para a adptação aqui é falar francês. Na minha opinião, totalmente indispensável para quem quer aumentar as suas chances de encontrar um emprego rapidamente, fazer amigos etc. Meu conselho é começar a estudar o mais rápido possivel. É verdade, que o governo dá um curso gratuito para os recém- chegados, mas é melhor chegar já sabendo alguma coisa do que ter que começar do zero. Menos perda de tempo. Francês é uma lingua latina e para quem fala português o aprendizado até que é tranquilo.
Quanto a receptividade do povo quebequense não há do que se preocupar. Andando em Montreal dificil mesmo é encontrar alguém que tenha raizes aqui. As vezes tenho a impressão que todo mundo nasceu fora do Canadá ou foram os pais que imigraram para cá. Aqui em Montreal pode-se escutar incontáveis idiomas andando pela rua mesmo. Mas não se engane: saindo de Montreal em direção às cidades menores, a maioria é predominantemente branca, francesa e catolica. Já ouvi dizer que não é nadinha fácil se adaptar nesses lugares. Principalmente, para quem já vem de uma cidade grande no Brasil. A aceitação da comunidade à uma familia "diferente" é mais lenta e, às vezes, dolorida.
Quanto a qualidade de vida, a gente está cansado de saber que ter dinheiro no Brasil não te garante essa qualidade. E é exatamente essa a diferença. Ao chegar aqui, talvez você não terá um apartamento tão legal, nem um carro tão novo, nem poderá comprar tudo que estava acostumado no Brasil ou à ir com tanta frequencia à restaurantes. Mas você poderá tirar o máximo proveito do pouco que tiver, sem medo de ser roubado ou de ser vitima de violência. . Alguns às vezes se decepcionam por não conseguir comprar uma casa tão grande como aquelas que a gente vê nos filmes ou de ter que levar uma vida regradinha no principio.
Aqui você também é livre para não ser um workaholic. Geralmente, as pessaos se contentam em trabalhar não para fazer fortuna mas para poder aproveitar os bons momentos da vida. Na minha opinião, essa é a grande diferença entre o "capitalismo desenfreado" do resto da América do Norte e o "savoir vivre" do Quebec que se parece muito com o nosso jeitinho latino de ser. :) Espero ter matado a curiosidade de alguns. Se alguém tiver mais duvidas pode mandar para o meu e-mail que quando eu tiver mais tempo faço um outro post como esse. ;)
Q