Friday, January 30, 2004

My big, fat, Canadian wedding



Sábado passado fomos ao casamento de nossos amigos (e agora vizinhos) Stephan e Stephanie. Sempre amei poder compartilhar o grande dia com os noivos mas acho super estranho o cronograma de uma festa de casamento por aqui.

Para começar, a cerimônia é geralmente marcada para o inicinho da tarde tipo 13h00 ou 14h00 e todo mundo acha super normal. No Brasil tem muita gente que iria perder a hora por não conseguir levantar "tão cedo" em pleno sábado. :)

Depois da cerimônia os noivos vão para alguma locação que pode ser algo como o Jardim Botânico ou o centro velho de Montreal para tirar fotos por algumas horas. Enquanto isso os convidados estão oficialmente dispensados até a hora do jantar. Dá até para ir para casa tirar um cochilo se você quiser.

Mais tarde os convidados se encontram novamente com os noivos em uma sala de recepção. O mais engraçado é que se os noivos não quiserem (ou não estiverem em condição) eles não convidam todos para o jantar. Convidam só a familia e os amigos mais chegados. Os outros convidados vão chegando mais tarde quando o jantar já foi servido e a pista de dança está começando a esquentar. Não sei se o ritual é o mesmo no Canadá inteiro mas foi desse jeito em todos os casamentos que eu fui aqui em Quebec.

No Brasil já é um escandalo quando alguem é convidado só para a cerimônia e não para a festa imagine ser convidado para a festa mas não para comer!
E quando conto por aqui que um casamento lá no Brasil geralmente não começa antes das 18h00 fica todo mundo horrorizado: "Mas onde vocês vão tirar as fotos? Dá tempo de fazer tudo? A gente espera a vida inteira pelo dia do casamento para o dia ser assim tão curtinho! Não deve ter a menor graça". Aí eu faço aquela cara de paisagem de quem não tem uma resposta muito convincente para dar...

Wednesday, January 28, 2004

O amor é contagioso


Patch Adams (o verdadeiro) visitou hoje o Children's Hospital de Montreal. Vi uma breve entrevista com ele no noticiário das 18h00 e gostei muito! Ele parece ser um cara de muita perspicácia e fiquei com vontade de pesquisar mais sobre a vida dele. Entre outras coisas, ele elogiou o fato de o sistema de saúde ser público no Canadá e criticou o governo do seu país que prefere gastar milhões em uma guerra ao invés de investir mais na saúde de seus cidadãos. Hmmmm....
Ainda me assusto quando preciso ir à um médico por aqui. Entro e saio sem abrir a carteira. O sistema não é maravilhoso mas funciona e é para todos. Eu gosto! E parece que o Patch Adams também aprovou. :)
Para ler mais clique aqui.

Tuesday, January 27, 2004

:)


Compramos ingressos para o show do John Mayer que acontecerá aqui em Montreal no dia 15 de março. Gosto muito das músicas dele(principalmente das letras) e dizem que ao vivo ele é ainda melhor. YAY!!!!O Joey está quase ficando com ciúmes tamanha excitação de minha parte.

Sunday, January 25, 2004

450 anos



Já que esse parece ser o assunto do domingo aí no Brasil, resolvi colocar aqui uma foto do MASP que tirei da ultima vez que estive lá na Av. Paulista. Coloquei também a foto de um quadro que eu pintei (sim, eu ainda gosto de brincar de tinta e pincel) quando estava me despedindo da cidade em 2001.
Por falar em comemoção aos 450 anos de São Paulo, li a letra da tal musica que a Rita Lee fez em "homenagem" as meninas paulistas. Talvez seja um pouco de má vontade da minha parte ou talvez seja culpa do meu senso de humor pouco apurado mas não achei a menor graça e nem tão pouco me senti homenagiada com a tal letra:

AS MINA DE SAMPA
(Rita Lee / Roberto de Carvalho)
As mina de Sampa são branquelas que só elas,
pudera!
Praia de paulista é o Ibirapuera.

As mina de Sampa querem grana, um cara bacana,
de poder!
Um jeito americanês de sobreviver.

As mina de Sampa são modernas, eternas dondocas!
Mas pra sambar no pé tem que nascer carioca.

Tem mina de Sampa que é discreta, concreta,
uma lady!
Nas rêivi ela é véri, véri krêizi.

Eu gosto as pampa das mina de Sampa!

As mina de Sampa estão na moda, na roda, no rock,
no enfoque!
É do Paraguai a grife made in Nova Iorque.

As mina de Sampa dizem mortandeila, berinjeila,
apartameintu!
Sotaque do bixiga, nena, cem pur ceintu.

As mina de Sampa conhecem a Bahia, por fotografia,
que natureza!
Toda menina baiana vive na maior moleza.

As mina de Sampa dão duro no trampo, no banco,
mãos ao alto!
Ou dá ou desce ou desocupa o asfalto.
Eu gosto às pampa das mina de Sampa


Alguem aí conseguiu encontrar a tal homenagem??

Wednesday, January 21, 2004

La rentrée



Sempre gostei de ir à escola. Me lembro de que quando estava no primário costumava esperar anciosamente pelo retorno das férias. A antecipação era tanta que chegava até a perder o apetite. Infelizmente já vai longe o tempo em que algo assim me fazia perder o apetite ao invés de aumentá-lo. E como eu gostava de ir à papelaria com os meus pais para comprar os ítens da famosa lista de material! Eles se desesperavam com a quantidade e os preços mas eu ficava fascinada com todos os meu kits de canetinhas, purpurinas, cadernos de ortografia e vários tipos de réguas.

Aí vieram os anos do ginásio e do colegial (será que essa 'nomenclatura' ainda existe??) e a excitação com a volta às aulas foi diminuindo. O legal não era mais ir á escola mas, sim, estar de férias. E não sei por que mas a minha lista de material não incluía mais o giz de cera ou a tinta guache. Foi tudo ficando bem menos colorido e muito mais sério e pesado...

Confesso que alguns anos mais tarde voltei a sentir uma grande excitação ao começar na faculdade. Mal podia acreditar que estivesse entrando finalmente para o mundo dos universitários, o mundo dos adultos (pelo menos eu achava que era) e até me peguei contando os dias para poder virar "bixo". Foram cinco anos "enjaulada", a excitação se transformou em agonia e eu já não via a hora de sair de lá. Eu me formei, o tempo passou mas cá estou eu novamente: pronta para começar mais um semestre letivo. Ainda estou na dúvida se devo ficar feliz ou triste, excitada ou deprimida. Pelo menos eu ainda posso "brincar de massinha" durante as aulas...

Às vezes acho que , de alguma forma, ainda sou um pouco aquela menina do primário. Ainda gosto de estudar e fico toda contente quando recebo um elogio da professora mas com a diferença de que agora conto os dias para poder trabalhar como gente grande.

Tuesday, January 20, 2004

"Mini me"


Inspirada pela idéia do blog A Gurizada deixo aqui uma foto minha de quando era criança. Pequenininha e de botas ortopédicas mas já pensando na vida...




Sunday, January 18, 2004

Complexo de Miss



Devia ter uns 12 ou 13 anos quando, seguindo uma recomendação do meu pai, li "O Pequeno Príncipe" pela primeira vez. Para falar a verdade não me lembro muito bem do que achei do livro na época mas guardei comigo o conselho de lê-lo novamente em diferentes épocas da minha vida.

Há pouco tempo decidi que havia chegado a hora de ler a versão original do livro e, depois de uma breve pesquisa na biblioteca da faculdade, trouxe para casa uma cópia do livro em inglês. Não era bem o que eu estava procurando mas resolvi ler assim mesmo. E não é que bastaram algumas páginas para que as lágrimas começassem a rolar pelo meu rosto? Quando foi que eu fiquei assim tão mole? Justo eu que sempre fui tão durona para esse tipo de coisa me pego de repente toda comovida no melhor estilo concorrente ao Miss Brasil!

Talvez o fato de estar morando aqui tão longe esteja me afetando mais do que eu havia imaginado. Ou talvez haja realmente muito mais nessa história de pequenos asteróides, raposas, rosas e espinhos do que os meus 12 anos me permitiram um dia compreender.

Comovido com as minhas lágrimas, o Joey me deu de presente a versão original do livro em francês para que eu possa ler e reler quantas vezes quiser. Acho que vou dar mais uns 15 anos antes de me aventurar novamente. Quem sabe o que vou achar do livro então...

Friday, January 16, 2004


As aulas recomeçam só na semana que vem mas hoje já tive acesso à minha grade horária para esse semestre. Dessa vez serei obrigada a fazer apenas quatro matérias o que significa que irei à faculdade três vezes por semana, terei que ir um dia ao hospital para fazer um estágio clinico e ainda terei um dia inteiro livre para continuar trabalhando. Até que não é nada mal.
Enquanto isso eu estou passando esses últimos dias de férias aqui em casa, ouvindo John Mayer e curtindo uma mistura de saudades e melancolia.

Wednesday, January 14, 2004

Os expatriados



A edição 642 da International Press publicou uma reportagem sobre a vida dos brasileiros vivendo no exterior. Há vários depoimentos interessantes sobre as vantagens e as desvantagens, as alegrias e as tristezas de se viver fora do Brasil. Para ler clique aqui.

Sair do Brasil foi uma decisão muito fácil para mim. Me apaixonei e vim. :) O coração mandou e eu obedeci. Mas quando a gente pega o avião e deixa tudo para trás não faz ideia do tamanho da mudança que está fazendo. E eu não estou falando só de geografia ou de qualidade de vida. Estou falando de identidade!

Quando estou aqui me sinto muito brasileira e quase sempre estou falando do Brasil com as pessoas com quem me relaciono. Quando estou no Brasil me sinto um pouco canadense e o fenômeno se inverte. A verdade é que eu não me sinto completamente em casa nem aqui nem lá. Acho que parei no meio do caminho. Não sei se serei capaz de morar aqui para sempre mas também não sei se gostaria de voltar a morar no Brasil. Confuso, né? Será que todo mundo que mora fora do Brasil sente isso também?

Tuesday, January 13, 2004

Dor no Coração



Já estamos de volta à Montreal!
Um pedaço de mim está feliz por estar de volta à minha casa mas o outro está devastado por ter deixado o Brasil para trás. Acho que nunca foi tão dificil me despedir da minha familia como dessa vez! Tanta coisa acontece em um ano...
Quando nos despedimos em janeiro de 2003 mal podiamos imaginar todas as surpresas que o ano ainda nos reservava. Enquanto abraçava minha irmã e minha mãe ontem no aeroporto so conseguia pedir a Deus para nos dar a chance de estarmos juntas novamente em breve.

Saturday, January 10, 2004

O Rio continua lindo


Só tinha ido ao Rio duas vezes na minha vida. Na primeira eu era muito pequena e na outra fui a trabalho. Paulista que é paulista costuma ter uma certa implicância com o Rio então acabei indo nessa viagem "só por causa do Joey". Devo dizer que me surpreendi com a cidade. Imlicância de paulista deve ser puro despeito. O Rio é uma cidade linda que trata muito bem os seus turistas. Passamos dias maravilhosos de muito sol e praia regados à muita água de coco! Fizemos todos os passeios que um bom turista deve fazer e o Joey ficou maravilhado. Quer largar tudo e passar os dias jogando volley na praia de Copacabana. Right! Voltamos para São Paulo antes de ontem e eu já estou com uma gripe danada. Ah essa poluição...

Friday, January 02, 2004

Baixada Paulista


Depois de nove dias na praia estamos de volta à São Paulo. Ir para a baixada nessa época do ano é sempre uma experiência interessante. Realmente fascinante observar como milhares de pessoas tentam aproveitar alguns dias de férias mas são obrigadas a disputar desde um espaço na areia até o direito de não ouvir pagode às 2 horas da manhã. Não sei se estou ficando fresca ou medrosa mas aquela multidão toda chegou a me assustar. Apesar do mau tempo conseguimos aproveitar e recebemos a visita de alguns amigos queridos como a Vanessa e o Edu, a Patricia e o Estanislau e a Tina e o Leandro! :)

Depois de amanhã iremos para o Rio de Janeiro! É a primeira vez do Joey na "cidade maravilhosa" e mal podemos esperar. Quem sabe o sol vai cooperar e voltaremos para o Canadá com aquela corzinha de dar inveja??