Thursday, October 14, 2004

Torcendo em Montreal


Até o fim do mês de setembro a cidade de Montreal contava com três grandes times nas ligas profissionais de esportes:

1- Hoquei- É a paixão nacional. O nome do time local é Canadiens de Montréal mas tem o apelido carinhoso de Habs (go! habs! go!). O time foi fundado em 1909 e foi campeão 24 vezes entre 1926 e 1993. Eu aprendi a gostar de hoquei aqui em casa mesmo e fico até empolgadinha quando chega a época das finais. Confesso que depois de várias tentativas frustradas de patinar no gelo passei a admirar mais tal esporte. Afinal de contas patinar (de frente e de costas), driblar o adversario, controlar o puk e ainda por cima ter que marcar gols não para qualquer um não! ;) Gosto também de ver o maridão jogar de vez em quando. Eu o ensinei a beijar o dedo da aliança toda vez que faz um gol no melhor estilo jogador de futebol brasileiro! Haha!! Os Habs costumam jogar lá no Bell Centre e esse pode ser um otimo programa para quem quer conhecer um pouco mais do espirito canadense mas esse ano pelo jeito não vai ter campeonato não. Estão todos em greve.

2- O time de futebol americano da cidade se chama Montreal Alouettes. Eles fazem parte da liga canadense de futebol americano que, aparentemente, possui algumas diferenças em relação ao futebol jogado nos EUA. Na verdade, para alguém que, como eu, entende pouco do assunto parece tudo a mesma coisa. Os Alouettes foram campeoes da liga no ano em que eu me mudei para cá. Um belo dia estava eu andando pelo centro da cidade quando vi, mesmo sem saber do que se tratava, a parada da vitoria dos jogadores pelas ruas da cidade. O time joga no estádio Molson ao lado da universidade Mc Gill mas eu ainda nunca fui até lá assistir uma partida. Quem sabe ano que vem... Para ser sincera, já estivemos nesse estádio uma vez em 2003 para assistir um jogo amistoso de futebol profissional feminino (soccer). Canada 2 X Brasil 1 :( mas isso é assunto para um outro post.

3- Beisebol. Eu nunca joguei beisebol, nunca assisti beisebol, nunca me interessei por beisebol... Até o dia em que os Expos de Montreal fizeram as malas e se mudaram daqui devido a problemas financeiros. O time que costumava jogar no estádio olimpico desde 1977 fez as malas e se mudou para Washigton D.C nos EUA. Eu que costumava sempre o ver os torcedores chegando em dia do jogo fiquei triste com a noticia.

6 comments:

Unknown said...

Nossa que estranho, um time de Montreal se mudar para Washington???? É a mesma coisa que a Granja Comari se mudar para Buenos Aires....

Unknown said...

Ahhhh, nao acredito que você não sabe patinar?????

Anonymous said...

Oi Queila,
Eu estou doida para ver uma partida de Basebol aqui em Toronto. Hoquei e futebol americano não gosto muito.
Essa greve deixou todo mundo down, o povo daqui é louco por Hoquei. bjs

Mauricio Almeida said...

Oi Queila.
Eu moro muito próximo do Corel Centre em Ottawa (com força de vontade leva uns 45 minutos andando), lar do Ottawa Senators, mas esse ano não tem nem gelo lá.
Beijo.

Laila said...

Não ligo muito para esporte, mas acho que vou gostar de ver uma partida de hoquei quando estiver por aí...
Bjs.

Lucix said...

Eu adoro baseball, mas ainda nao fui ver os Red Sox, o time aqui de Boston. Mas eu vi os Blue Jays em Toronto, bem legal! Hockey eu gosto também, mas prefiro baseball.