Monday, May 24, 2004

Victoria Day



Dia 24 de maio é feriado nacional por aqui! É o dia de se comemorar o aniversário da rainha Victoria (1837- 1901) em todo o Canadá. Ela foi a monarca que reinou a Inglaterra por mais tempo e sempre teve uma grande popularidade entre o povo inglês. Aliás, sempre achei muito louca essa historia do Canadá ainda ser "reinado" pela Inglaterra. E apesar de ninguém gostar muito desse papo de monarquia britanica aqui em Quebec o feriado é observado mesmo assim.

Para muitos esse feriado marca o inicio da "temporada de verão". É nesse dia que a maioria dos parques e das praias dão inicio às suas atividades sazonais. É o primeiro feriado do ano "com sol" e todo mundo aproveita para fazer alguma atividade ao ar livre. Dizem também que é o dia oficial de se cuidar do jardim: plantar umas flores, uns tomates, cortar a grama etc.

Olho a chuva caindo lá fora e penso que sorte teve quem não esperou o feriado e já adiantou o seu jardim. E já que chove muito em Montreal desde a hora que acordei, Victoria Day para mim esse ano virou o dia de ficar bem encolhidinha debaixo do cobertor e de comer pipoca em frente à TV. :)

Update: O Alysson me lembrou que aqui em Quebec, ao invés de celebrarem a rainha Victoria, dia 24 de maio é a journée des patriotes ou dia dos patriotas. Esse feriado foi instituido no ano de 2002 em memoria à uns militantes que já em 1837 e 1838 lutavam pela soberania do Quebec. Eu estava duvidando mesmo que eles iriam dar essa bola toda para a monarquia inglesa.

No comments: