Tuesday, March 30, 2004

Sugar- shacking



A primavera é a estação do ano mais "doce" aqui em Quebec. É durante a primavera que as árvores de maple (aquela cuja a folha está na bandeira do Canadá) fornece a matéria prima para a produção do xarope de maple (mais conhecido como maple syrup ou sirop d'erable). A maioria das pessoas conhece o syrop como aquele "mel" que os norte- americanos têm o costume de colocar sobre as panquecas no café da manhã. Mas como Quebec é o principal produtor mundial de syrop, é muito comum nessa época do ano as pessoas visitarem as cabanas onde ele é produzido e comer vários pratos tipicos regados à muito xarope! :)


Essas cabanas são chamadas de sugar shacks ou cabanes à sucre e existem aquelas que são bem comerciais e recebem centenas de pessoas a cada fim de semana durante a primavera mas existem também umas mais artesanais dos pequenos produtores que ainda fazem o syrop à moda antiga.
A tradição também diz que a sobremesa deve ser a tire d'erable! Para preparar a tire basta ferver o xarope à uma temperatura de 230F ou 110C e depejá-lo ainda quente sobre a neve. A diferença de temperatura faz com que o xarope endureça sem escorrer pela neve e ai basta a gente enrolar ele em torno de um palito de sorvete e comer igual um "puxa-puxa".
E já que eu estou aqui para assimilar costumes e tradiçoes...



No comments: