Thursday, July 01, 2004

Canada Day


Olha só o Google comemorando...



Hoje é feriado nacional: o dia do Canadá. Por aqui não se comemora um dia da independência mas sim o dia da formação da "confederação das provincias britânicas na América do Norte" mas conhecida como Canadá. Como nunca houve uma guerra ou uma proclamação da independência o Canada Day é um dia de festa mas sem muita ostentação bélica como acontece com os nossos vizinhos do sul.

Aqui em Quebec primeiro de julho é também o dia oficial das mudanças. Aliás o dia até já ganhou o nome de festival du déménagement (ou festival da mudança). É muito louca essa historia. A maioria dos contratos de aluguel vence no dia 1o de julho ai todo mundo acaba mudando de casa no mesmo dia. Uma loucura conseguir um caminhão. Ainda bem que já nos mudamos no fim de semana passado mas só aqui na minha rua já contei cinco caminhoes de mudança desde ontem à noite. Estima-se que meio milhão de pessoas estejam mudando de casa em Montreal só hoje. Imagine a loucura.
De qualquer forma aproveitarei o feriado para continuar colocando as coisas em ordem, curtindo meu novo lar e apreciando o movimento dos vizinhos se mudando da minha janela.

No comments: