Tuesday, June 01, 2004

Cirque du Soleil



Nunca fui à um circo de verdade. Um circo tradicional, sabe? Com palhaço, trapezista, domador de feras, mulher barbada etc. Quando era criança todos os anos meus pais nos levavam para ver o Holiday on Ice lá no ginásio do Ibirapuera mas inexplicavelmente nunca fomos ao circo. Para falar a verdade, certa vez fomos à um circo chinês mas os números eram basicamente todos de equilibristas. Então não teve roda de fogo, elefante, cachorro pulando corda, atirador de facas ou algo assim. Por isso é que eu acho que não valeu.

Já um pouco mais velha lembro-me de ter assistido à um especial do Fantástico sobre o Cirque du Soleil. Fiquei encantada! Também não era um circo de fórmula tradicional mas tudo era tão lindo, tão novo, tão diferente. Infelizmente o Brasil nunca fez parte da rota de apresentações do Cirque du Soleil e eu tive que me contentar em assistir tudo pela TV mesmo.

Para quem ainda não sabe, o Cirque du Soleil começou aqui em Montreal e assim que me mudei para cá fiquei sabendo que eles estavam preparando um show novo, o Varekai, que iria estreiar na cidade durante aquela primavera. Compramos os disputadíssimos ingressos e em maio de 2002 assisti ao meu primeiro espetáculo da primeira fila. Não dá nem para piscar o olho de tão lindo! Um sonho mesmo. Em maio de 2002 eles montaram a tenda novamente lá no porto velho e nós fomos ver o espetáculo chamado Dralion. Dá vontade de virar contorcionista ou de voar sobre a plateia pendurada em um daqueles tecidos como os artistas fazem.

Este ano, no entanto, o Cirque du Solei não passará por Montreal. O mês de maio acabou e parece que ficou faltando alguma coisa. Mês de maio em Montreal sem o Cirque du Soleil não foi a mesma coisa, não teve a mesma mágica. O jeito é torcer para eles terem saudade de casa e voltarem rapidinho para matar a saudade. A deles e a nossa. :)

No comments: