Friday, June 04, 2004

Passe moi mon bouquin!



Todo mundo sabe (ou ao menos deveria saber) que a melhor maneira de se entender um lugar, ou seja, de se conhecer um pouco mais sobre a hitória, a cultura e o povo de um determinado local é através da leitura.

Quando comecei o meu curso na faculdade por aqui meu maior desafio foi o curso de literatura. Tive que fazer 3 semestres lendo, interpretando e escrevendo dissertações em francês. Para quem tinha aprendido a lingua há menos de 6 meses isso foi um desafio e tanto. No entanto, foi através de alguns romances, contos e poesias que eu aprendi a observar, a apreciar e a entender muito do que se passa ao meu redor aqui em Quebec.

Um dos meus módulos favoritos do curso foi o da "literatura imigrante". Por razões óbvias, as histórias contadas por gente que assim como eu veio de longe me fascivam e ainda fascinam. E foi assim que descobri Dany Laferrière, um autor do Haiti que veio para Montreal em 1976 fugindo da ditadura em seu pais. O primeiro livro dele que eu li foi Comment faire l'amour avec un nègre sans se fatiquer que, ao contrário do que o título possa deixar transparecer, não se trata de um guia. O livro, na verdade, conta a história de um negro pobre que não faz muita coisa na vida além de transar com garotas brancas e ricas de Montreal e de filosofar sobre assuntos diversos. Suas reflexões sobre a relação negro/ branco, rico/pobre, colonizado/colonizador causam controvérsia mas são perspicazes e bem humoradas. Hollywwod até fez um filme baseado no livro nos anos 80 mas eu nunca assisti. De qualquer forma, ouvi dizer que não é muito bom.

Enfim, tudo isso para dizer que hoje de manhã eu vi uma entrevista com Laferriere na TV e ele está lançando um filme chamado Comment conquérir l'Amerique en une nuit. É sua estréia como diretor e, apesar do título e do roteiro fazerem uma alusão ao livro, parece que a história é bem diferente. O filme nem foi lançado ainda mas já deixo aqui a minha recomendação para quem quiser ter uma visão diferente a bem humorada da vida de um imigrante na América.

No comments: