Wednesday, November 28, 2007

O parto



Com 41 semanas de gravidez minha médica decidiu que havia chegado a hora de induzir o parto. Meu corpo não estava dando nenhum sinal de querer trabalhar sozinho, a quantidade de liquido amniotico estava começando a diminuir rapidamente e eu concordei com a indução.

Assim sendo na quarta- feira dia 21 de novembro de 2007 às 10h30 da manha dei entrada no hospital St. Mary's em Montreal e após ser examinada pelo médico de plantão comecei a receber um hormônio chamado oxitocina que tem como objetivo provocar contrações uterinas.

No inicio as contrações eram irregulares, a dor era semelhante à uma cólica menstrual e não me incomodava.

Às 13h00 me serviram um almoço que eu saboreei apreciando a vista da minha janela como se fosse a minha ultima ceia. Pela primeira vez esse ano, nevava intensamente em Montreal.

Depois do almoço me bateu aquele sono e Joey e eu tiramos um cochilo mas às 16h00 acordei me sentindo toda molhada. A minha bolsa havia estourado expontaneamente o que para mim foi um alivio pois era um sinal de que o meu corpo estava finalmente trabalhando. A idéia de eu que estava lá para dar a luz começou a se tornar enfim uma realidade para mim.

As contracoes passaram a ser entao mais e mais intensas e mais e mais frequentes (a cada dois minutos) e fui informada que geralmente à partir desse ponto a cervix se dilata a um ritmo de 1 cm por hora e que agora nos restava apenas esperar. Mas a dor estava apertando.

Às 19h00 o médico voltou para me examinar e viu que eu estava com apenas 4cm de dilatacão. :(

Desde o inicio da gravidez eu dizia que o meu unico desejo para a hora do parto era estar calma e presente o suficiente para poder usufruir de cada momento. No entanto, a cada contracão a dor vinha acompanhada de intensos calafrios e muita ansia de vomito e eu estava perdendo controle sob o meu comportamento. Pergunte para o Joey. Ele pode dar mais detalhes.

Foi então que eu decidi pedir a peridural ("epidural"). A anestesista chegou as 19h45 e o alivio foi imediato. Me bateu até sono e pedi para tirar um outro cochilo.

O sossego não durou muito pois as 20h30 comecei a sentir dores intensas novamente mas dessa vez a pressão na minha pelvis era muito grande. A melhor forma de descrever a dor é dizer que eu senti que estava prestes a botar um ovo.

Pedi para o Joey chamar a enfermeira que me examinou novamente e constatou que eu ja estava com 10 cm de dilatação e pronta para começar a fazer força.

Até agora eu não entendo como foi que passei de 4cm a 10 cm em um pouco mais de uma hora mas fico feliz de ter sido polpada de mais algumas longas horas de espera.

Era assim chegada a hora. A enfermeira trouxe o espelho que eu havia pedido e eu pude ver a cabecinha dela começando a aparecer. O espelho ajudou muito pois a cada contração, a cada "push, push, push, push" eu via o resultado dos meus esforços e juntava forças para continuar.

Fiz força durante apenas 23 minutos e as 21h23 ela ja estava no meu colo.

Foi inacreditável. Intenso. Lindo.

13 comments:

Anonymous said...

Parabéns Queila!
Acompanho seu blog há um bom tempo, adoro. Esse foi o melhor post, sem dúvida!
Muito amor e saúde pra vc e pra Beatriz.
Beijos
Thaís

Anonymous said...

Parabens Queila!
Bom saber que tudo correu bem. Alias suas informacoes para quem ainda nao eh mae sao otimas. Da pra ter uma nocao do que esperar...
Muitas felicidades e saude a todos!!!
Abracos,
Sara
snvasconcelos@yahoo.com.br

Ana said...

Nasceu a linda !!!! PARABÉNS !!! Felicidades pra vocês e muita saúde para a pequena ! Beijos.

Anonymous said...

Queilinha, nao quero sofrer assim nao, que bom que tudo terminou bem, mas pra mim ta decidido, vai ser cesariana rsrsrs, bjinhus. Ela é linda!!! Parabens!!!

Isabela said...

Oi, Queila!

Poxa, seu blog virou minha fonte de dicas prediletas... rsrsrs. Amei a descrição do parto, já começo a pensar em como vai ser o do meu bb.

Felicidades para a família!

Bjs,

Isabela.

Flávia said...

Queila,

E viva a "epidural"!!!

Que bom que deu tudo certo para você. Tenho trauma do meu parto até hoje e olha que tomei a epidural também !

Beijinho.

Luiz e Dani said...

Oi Q,
A descrição do ovo me deu crise de risos, rsrsrsrs...
Que bom que tudo correu bem. Lembrei que não falei do meu parto...
Bjos,
Dani.

Anonymous said...

Ola Queila, adorei saber como foram os momentos do seu parto e morri de ri tambem na parte do ovo rsrsrsrs Parabens por essa bençao divina que chegou na vida de vcs!!
Raquel
Fortaleza-CE
quelom@gmail.com

Anonymous said...

Olá Queila!

Acabei de me emocionar muito com o seu relato. Estou completando 41 semanas na quarta e não estou tendo nenhum sinal, salvo as contrações sem dor. Minha 1ª filha foi muito natural e cheguei à maternidade com toda a dilatação, só que nesta gestação não temos sinais e estou muito ansiosa, não queremos a cesária..., seu relato me encorajou, me emocionou e amanhã estarei passando em minha médica para decidirmos como iremos fazer com o nascimento do meu linfo filho!
Parabéns pela sua filha e pela sua coragem!
Um abraço
Vivian - São José dos Campos-SP

queu said...

eU AMEI MUITO FIKEI ARREPEIADA COM SEUS ESFORÇOS PRA VER SUA LINDA FILHINHA.
qUEISE DIAS ,sALVADOR-BA..

Anonymous said...

Olá, Queila!Que bom ter encontrado o seu blog, pois estou com 40 semanas e 3 dias, e meu corpo parece não dar sinal de ter um parto normal faz mais ou menos 20
dias que estou com um dedo de dilatação e não aumentou nada até agora! Segunda feira farei 41 semanas e serei internada para induzir o parto!Estou super ansiosa, mas tambem muito feliz!Parabens pela bebê!

Anonymous said...

Olá, Queila!Que bom ter encontrado o seu blog, pois estou com 40 semanas e 3 dias, e meu corpo parece não dar sinal de ter um parto normal faz mais ou menos 20
dias que estou com um dedo de dilatação e não aumentou nada até agora! Segunda feira farei 41 semanas e serei internada para induzir o parto!Estou super ansiosa, mas tambem muito feliz!Parabens pela bebê!

Anonymous said...

Que maravilha ver um relato sobre parto de 41 semanas. Isso me dá mais tranquilidade para eu seguir com o meu. No meu caso completo hoje 41 semanas, mas a placenta está com líquido bom e o bebe se mexe bastante, então pretendo esperar mais um pouco pra ver se o bebe nasce naturalmente. Mas se ele não vir vou ter que induzir o parto também. obrigada pelo seu exemplo! abraços