Friday, April 29, 2005

The Motorcycle Diaries


Fim de semana passado assistimos ao "Diários de Motocicleta" de Walter Salles.

Eu que sempre me senti muito ignorante em relação à historia da América Latina estava ansiosa por uma chance de assistir o filme. Especialmente depois de nossas férias em Cuba.

Não sei se sou a unica mas às vezes tenho a impressão que aprendi muito sobre as grandes civilizaçoes, os paises europeus, a América do Norte e a historia do Brasil mas muito pouco sobre os outros paises latino americanos. Digamos que seja um capitulo que ficou faltando na minha grade escolar.

No entanto, enquanto ainda morava no Brasil esse fato nunca me incomodou muito ou nunca me fez muita falta. Acho que, de um certo modo, brasileiro se parece bastante com o quebequense. Somos latino americanos, estamos cercados de latino americanos mas nos sentimos em uma categoria à parte. Talvez seja o idioma. Ou talvez sejam apenas todas as nossas particularidades historicas e culturais. Mas às vezes ignorar nossos vizinhos se torna fácil demais.

Acontece que desde que eu cheguei aqui no Canadá fui forçada a me enxergar como "latina". Isso não me incomoda em nada. Muitas vezes até ajuda. Acredito que foi apenas a constatação do fato que me pegou de surpresa. Sou latina e sei tão pouco sobre o que isso significa.

Assisti ao "Diários" com olhos curiosos e acabei o filme com os olhos cheios de lágrimas. Tristeza. Entre outras coisas, tristeza com a minha propria ignorancia. Sei que de uma certa forma faço parte de uma minoria, da elite contra a qual Che Guevara lutou. Provavelmente ele não pensaria duas vezes antes de meter uma bala no meio da minha testa também. Mas mesmo assim... O filme mexeu com o meu sangue latino. Meu sangue mestiço. Meu sangue colonizado.

6 comments:

Monique said...

Oi Queila; Eu assisti e adorei o filme, pois não conhecia a história de Che. Eu também concordo que não nos importávamos com a história da América Latina , pois nos sentimos a parte. bjs,

Renata Meneghel said...

tenho ensaiado pra assistir este filme, vc me convenceu,,,eh hoje!

daniel said...

ok vc me convenceu.
vo ver o filme.
e vo pra montreal em janeiro.

Marcia said...

Queila, eu infelizmente não consegui chegar até o final desse filme. Pra mim assisti-lo sem legenda, na calada da noite e morrendo de sono, não me pareceu uma boa pedida!

é incrivel, mas não consigo entender nada em espanhol !!!!

bjs

Mirella said...

Eu gostei muito do filme, aprendi muito também... mas ao mesmo tempo que nos isolamos da Am. Latina, ela também nos isola. Pois repara que ele foi dar uma volta pela Am. do Sul, e nem tocou no nome do Brasil, achei isso esquisito...
Beijos

Lucia said...

Eu tenho curiosidade de assistir esse filme, acho que esta passando no Rogers On Demand.

Eu ja nao sei muito da historia do Brasil, que dira da America Latina...