The Motorcycle Diaries
Fim de semana passado assistimos ao "Diários de Motocicleta" de Walter Salles. Eu que sempre me senti muito ignorante em relação à historia da América Latina estava ansiosa por uma chance de assistir o filme. Especialmente depois de nossas férias em Cuba.
Não sei se sou a unica mas às vezes tenho a impressão que aprendi muito sobre as grandes civilizaçoes, os paises europeus, a América do Norte e a historia do Brasil mas muito pouco sobre os outros paises latino americanos. Digamos que seja um capitulo que ficou faltando na minha grade escolar.
No entanto, enquanto ainda morava no Brasil esse fato nunca me incomodou muito ou nunca me fez muita falta. Acho que, de um certo modo, brasileiro se parece bastante com o quebequense. Somos latino americanos, estamos cercados de latino americanos mas nos sentimos em uma categoria à parte. Talvez seja o idioma. Ou talvez sejam apenas todas as nossas particularidades historicas e culturais. Mas às vezes ignorar nossos vizinhos se torna fácil demais.
Acontece que desde que eu cheguei aqui no Canadá fui forçada a me enxergar como "latina". Isso não me incomoda em nada. Muitas vezes até ajuda. Acredito que foi apenas a constatação do fato que me pegou de surpresa. Sou latina e sei tão pouco sobre o que isso significa.
Assisti ao "Diários" com olhos curiosos e acabei o filme com os olhos cheios de lágrimas. Tristeza. Entre outras coisas, tristeza com a minha propria ignorancia. Sei que de uma certa forma faço parte de uma minoria, da elite contra a qual Che Guevara lutou. Provavelmente ele não pensaria duas vezes antes de meter uma bala no meio da minha testa também. Mas mesmo assim... O filme mexeu com o meu sangue latino. Meu sangue mestiço. Meu sangue colonizado.
Já estava querendo comprar o livro da Dona Benta há um bom tempo. Em 2003, eu eu estive com o livro nas mãos, na fila do caixa mas tive que desistir porque ele é muito pesado e as nossas malas já estavam lotadas. :(
O casamento da minha irmã foi apenas no civil. O religioso e a festa estão previstos para o mês de outubro nos EUA (terra do noivo). É que a gente tem essa mania de se casar várias vezes com o mesmo noivo, sabe?? Deve ser mal de familia!
Jantamos nachos no domingo. Com molho de tomate picante e sour cream.
No caminho para o meu estágio ontem de manhã , bati o olho em um artigo no jornal do metrô que anunciava a apresentação de Jerry Seinfeld em Montreal no dia 3 de junho. Eu que estava toda sonolenta, fiquei alerta de repente. "Já faz tempo que eu estou querendo dar um presente legal para o Joey", pensei. 