Sunday, November 27, 2005

A Groovy Kind of Love



When I’m feeling blue, all I have to do
Is take a look at you, then I’m not so blue
When you’re close to me, I can feel your heart beat
I can hear you breathing in my ear...

Wouldn’t you agree, baby you and me,
we’ve got a groovy kind of love...?

Anytime you want to, you can turn me on to
Anything you want to, anytime at all.
When I kiss your lips, ooh I start to shiver
Can’t control the grivering inside...

Wouldn’t you agree, baby you and me,
we’ve got a groovy kind of love...?

When I’m feeling blue, all I have to do
Is take a look at you, then I’m not so blue
When I’m in your arms, nothing seems to matter
My whole world could shatter, I don’t care...

Wouldn’t you agree, baby you and me,
we’ve got a groovy kind of love...?

Phil Collins

Thursday, November 24, 2005

Novembro em Montreal



Por que eu não gosto de novembro em Montreal...
-Não há feriados ;
-Saio para trabalhar às 7h00 no frio e no escuro e volto para casa às 17h00 no frio e no escuro;
-Ainda é outono mas não sobrou nem uma folhinha nas árvores;
-Ainda não é inverno mas já está nevando;
-Botas, luvas e cachecol;
-A fome e a preguiça aumentam exponencialmente.

Por que eu gosto de novembro em Montreal....
-É o mês mais proximo do mês de dezembro.
Que venham as férias e os dias ensolarados no Brasil. :)

Friday, November 18, 2005

Meu diploma - Parte 3


Se matricular em um Cegep não costuma ser complicado. É necessário apenas prencher um formulário de incrição, pagar algumas taxas e fazer a matricula com uma certa antecedência. A maioria dos programas começa no mês de agosto (session d'automne) e a data limite para as incriçoes costuma ser o 1o de março de cada ano. Para mais detalhes e acesso ao formulário de admissão, clique aqui.

Quando eu decidi fazer o curso de higienista em Julho de 2002, a data limite para as incriçoes já havia passado há muito tempo. Liguei várias vezes para alguns Cegeps e a resposta que eu recebi foi sempre a mesma: esperar para começar o curso em setembro de 2003. Chorei muito!!!!!! Não podia trabalhar como dentista e ainda teria que esperar mais de um ano antes de poder começar o curso de higienista. Fiquei muito desmotivada.

Percebendo toda a minha tristeza e frustração o Joey resolveu ligar para o Cegep ele mesmo e não sossegou enquanto não falou com o diretor, do diretor do diretor. Ele explicou a minha situação, disse que eu já estava com todos os meus documentos em mãos e que eu estava pronta para começar o curso. So precisava de uma chance. Quebrando todas as regras, o diretor marcou uma entrevista para mim com um "conselheiro" do Cegep para a quinta-feira seguinte. :)

O objetivo desse encontro foi verificar os meus documentos e avaliar o meu conhecimento de francês. O tal conselheiro foi muito simpático e prestativo comigo e me explicou todos os detalhes do programa. Acho que dei sorte porque ainda havia várias vagas disponiveis para o meu curso.

Fiz nesse mesmo dia uma prova de gramática para avaliar o nivel do meu francês e, para surpresa do conselheiro, minha nota foi 96%. Ele disse que não se lembrava de um estrangeiro ter tirado uma nota tão alta assim antes. Eu acho que a surpresa dele foi grande porque naquela época eu tinha muita dificuldade para "falar" francês. Ainda estava muito timida. A nota da prova escrita não correspondeu com a minha capacidade de me comunicar. Ele ficou um pouquinho confuso mas disse que eu podia começar o curso na segunda- feira seguinte. Ufa!

Detalhes importantes:
- Existe um certo numero de "matérias básicas" que todo o aluno de Cegep é obrigado à fazer. Tanto faz se o curso é pré- universitário ou técnico. Essas matérias são entre outras: francês (minimo de 3 semestres), ingles, filosofia, educação fisica, sociologia, psicologia etc. Existem também certas matérias consideradas "básicas" mas que são direcionadas ao programa escolhido. No caso de higiene dentária, são matérias como biologia e fisiologia. Apos uma verificação dos meus documentos, ficou decidido que eu não seria obrigada a fazer nenhuma matéria básica, apenas as técnicas. :)

- Todo o aluno de Cegep é obrigado à passar um exame de francês ministrado pelo proprio governo. Todo mundo tem que passar nesse exame para poder receber o diploma que acontece três vezes por ano (em maio, agosto e dezembro). Todos os alunos, de toda a provincia fazem o teste no mesmo dia, no mesmo horário. É como se fosse um "vestibular" de francês. Não se trata, no entanto, de um teste de gramática mas sim de uma dissertação (se me lembro bem de aproximadamente 900 palavras) que deve ser baseada em um texto literário apresentado no momento do exame.

Tendo esse exame em mente, resolvi me increver nos cursos de francês, mesmo sabendo que eu não era obrigada à faze-los. Foi, sem duvida nenhuma, a parte mais dificil de todo o curso mas valeu à pena. Passei no exame na primeira tentativa apos ter feito 3 semestres de literatura (literatura quebequense, literatura francesa e literatura contemporanea).

- Para que o semestre seja "gratuito", o aluno deve estar incrito em curso "tempo integral". Isso corresponde à um certo numero de horas por semana. Quem opta por fazer menos matérias e fazer o curso "meio perido" tem que pasgar uma anuidade (não tenho informação dos valores). O perigo de ter várias matérias creditadas é cair na categoria do "meio periodo". Isso quase aconteceu comigo nos primeiros semestres mas há a opção de se inscrever em matérias como espanhol, alemão, informática... para preencher o horário.


PARTE 4 - Em breve

Sunday, November 13, 2005

2006


Cheguei ao Canadá no inverno de 2001/2002. Nas semanas que eu fiquei em casa antes de começar o meu curso de francês, passei horas e horas em frente a TV engordando e assistindo às competicoes das olimpidas de inverno em Salt Lake City.

Me intoxiquei de tanto assistir às apresentaçoes de patinação artistica, descobri esportes que eu nem imaginava que existiam e torci com o Joey para o time de hockey do Canadá. Olimpiadas de inverno por aqui é quase igual copa do mundo no Brasil: todo mundo pára para assistir e torcer.

Mas além de se destacar nos esportes, o Canadá tem a reputação de criar os melhores uniformes para o seu time olimpico. Semana passada foi divulgado o uniforme da delegação canadense para as olimpiadas de 2006 que se realizará em fevereiro em Torino na Itália.

Todo mundo comentando o novo uniforme e eu aqui coçando a cabeça e pensando: "Como assim???? Olimpiadas de inverno de novo? Já faz quatro anos que eu cheguei aqui?????????"

Thursday, November 10, 2005

Um sábado desses aqui em casa...


porque a felicidade tem sabor de chocolate!

Thursday, November 03, 2005

Meu diploma- Parte 2


Uma vez decidido que eu não faria o exame da ordem, comecei a estudar as outras possibilidades.

Uma delas seria a de recomeçar o curso de odontologia do zero e me formar dentista mais uma vez. As duas universidades que oferecem o curso de odontologia em Montreal são a McGill University (em inglês) e a Université de Montréal (em francês). Passei a me informar então sobre a possibilidade de começar o curso à partir do segundo ano, sobre o valor da anuidade nas universidades e até mesmo sobre a probabilidade de não ser aceita em nenhuma delas (mesmo querendo começar o curso do primeiro ano). Desanimei. Coloquei tudo na balança e resolvi nem tentar. Foi uma escolha muito pessoal. Conheço uma dentista brasileira que refez o curso há uns 7 anos atrás e agora tem o seu proprio consultorio. Eu decidi que esse caminho não era para mim. Parti para outra.

Aqui na provincia de Quebec, existem cursos de niveis superior que são oferecidos pelos colleges ou CEGEPS . Esses CEGEPS são escolas "publicas" que oferecem dois tipos de formação: a pré- universitária para alunos que terminaram o segundo grau e ainda querem continuar seus estudos em uma universidade e a formação técnica para aqueles que querem aprender uma profissão e entrar no mercado de trabalho rapidamente.

Aqui vai uma lista de alguns cursos técnicos oferecidos nos Cegeps espalhados pela provincia:

Techniques de denturologie
Techniques d'hygiène dentaire
Acupuncture
Techniques d'électrophysiologie médicale
Technologie de laboratoire médical
Techniques d'inhalothérapie et d'anesthésie
Techniques d'intégration multimédia
Techniques de radiodiagnostic
Techniques de médecine nucléaire
Techniques de radiothérapie
Techniques de réadaptation
Techniques d'orthèses et de prothèses audiomédicales
Techniques de santé animale
Techniques du milieu naturel
Gestion et exploitation d'entreprise agricole
Technologie des productions animales
Technologie de la production horticole et de l'environnement
Horticulture ornementale
Techniques de l'informatique
Techniques de diététique
Soins infirmiers
Techniques de procédés chimiques
Technologie de l’électronique
Option Télécommunications et ordinateurs
Technologie de conception électronique
Techniques policières
Techniques d’intervention en délinquance
Techniques de la documentation
Techniques de comptabilité et gestion
Profil Gestion financière
Profil Gestion des ressources humaines
Gestion de commerces
Techniques de bureautique
Profil Micro-édition et hypermédia
Option Informatique de gestion
Option Gestion de réseaux informatiques


As possibilidades são tantas que eu cheguei a pensar em mudar de área e fazer um curso técnico em uma área completamente diferente da minha mas meu coração ainda batia muito forte pela odontologia. Passei seis meses fazendo um curso intensivo de francês e em setembro de 2002 comecei o curso técnico em higiene dentária no Collège de Maisonneuve.

Aguardem a Parte 3.

Wednesday, November 02, 2005

Stand up comedy


Mal acabou o tal do Halloween e já começou a febre para as festas de fim de ano em Montreal. Haja paciência...
Drew Carey, um comediante bastante conhecido por aqui, expressou de maneira muito bem humorada o que eu penso sobre tudo isso. Para ouvir o arquivo, clique aqui. (Em inglês)